quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Sauna Russa Moderna.

 
3° Parte- Sauna Russa Moderna
 



Com o tempo, apareceu a chaminé e a “bania” preta transformou-se em “bania” branca. Um terço do espaço é ocupado por um forno que aquece pedras localizadas na parte de cima, que por sua vez aquecem os quartos. Quando as pedras se aquecem, o fogo se apaga e se tapa a chaminé. O ritual tem início com as pessoas subindo na prateleira de cima, onde o vapor é mais quente. Hoje em dia esse tipo de “bania” é o mais comum.

Atualmente se pode tomar “bania” a vapor na Rússia até em um caminhão ou em um micro-ônibus equipado com fogão e caldeira. O próprio quarto da “bania”, que tem chuveiro, fica instalado dentro do carro.  O forno a lenha é instalado na rua, por razões de segurança. O corpo de veículo é revestido com papel alumínio e madeira para reter melhor o calor.

Quando lhe trancam em uma ‘bania’ no meio da taiga, preparam-na do jeito correto, cobrem sua cabeça, molham ramos de bétula e começam a bater nas suas costas e depois você pula na neve e mergulha na água gelada, você entende como está feliz. Isso só se pode sentir na Rússia".

O movimento do graveto requer conhecimento médico especial. Na “bania”, deve-se sempre controlar o suor do hóspede e decidir quando aumentar e quando diminuir o calor.

Enfim, a sauna “bania” como vemos estar espalhada pelo o mundo toda a fora, novamente foi concluído pela a ciência, que a sauna “bania” pode trazer vários benefícios a saúde. Portanto só basta tomarmos banho de sauna “bania” e assim estaremos cuidando da nossa saúde.
 
www.impercap.com.br

Telefone: 3685-3015

Nenhum comentário:

Postar um comentário