segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Calor do bem: confira os benefícios da sauna para a sua beleza e saúde

Calor do bem: confira os benefícios da sauna para a sua beleza e saúde

Hidrata o cabelo, beneficia a depilação, previne celulite e mais

Por Renata Pinheiro

Quer incrementar seu tratamento de beleza com um cuidado simples e que pode sair de graça? Aproveite para usufruir dos benefícios da sauna da sua academia ou do seu clube!

Acabou de fazer o exercício em sala ou na piscina, dá uma esticadinha na sauna. A gente até esquece que ela está lá, mas os benefícios são tantos que vale a pena incluir na sua agenda de tratamentos de beleza. Olha só:


1

Previne celulite

Imagem ilustrativa: Getty Images

Segundo a dermatologista Marcia Linhares, a sauna ativa e melhora a circulação sanguínea em virtude da vasodilatação, o que melhora o metabolismo celular e aumenta a eliminação de toxinas.

Consequentemente, previne a celulite, principalmente nos casos de maior retenção hídrica. "Porém esse efeito é efêmero e é importante atentar que não perdemos apenas toxinas, mas também água e minerais. O uso em excesso pode ser prejudicial", alerta a especialista. Após sair da sauna, Marcia recomenda a hidratação. Então, beba muita água!
 
 
2

Deixa a pele propícia para a esfoliação

Imagem ilustrativa: Getty Images

Marcia Linhares explica que o calor da sauna ajuda na dilatação das glândulas sebáceas, fazendo com que a secreção saia com maior facilidade (remove os cravos mais facilmente).

Porém, isso deve ser desestimulado, segundo a dermatologista Juliana Chaib Ferreira Jorge. "Espremer cravos e espinhas pode causar inflamação, infecção, aparecimento de manchas e cicatriz na pele", avisa.

O ideal, segundo as duas especialistas, é aproveitar a condição dos poros para usar um esfoliante depois da sauna. "O calor também ajuda a dilatar os poros, o que beneficia a esfoliação", conta Marcia Linhares.

"O uso de gel esfoliante após a sauna pode ajudar a eliminar principalmente cravos sem agredir a pele - porém, a retirada mesmo de cravos e espinhas deve ser feita sempre por profissional treinado em limpeza de pele", recomenda Juliana.

Márcia diz que devem ser evitados o uso de óleos e hidratantes durante a sauna, pois eles podem impedir a pele de de transpirar livremente.
 
 
3

Ducha fria depois da sauna tonifica a pele e revigora

Imagem ilustrativa: Getty Images

Como o calor provoca uma vasodilatação, a dermatologista Márcia Linhares indica sempre uma ducha fria após a sauna, para diminuir o calibre dos vasos sanguíneos e normalizar a temperatura corporal.

A ducha fria tonifica a pele e é revigorante. Vale a pena aquele sustinho do
 
 
4

A sauna favorece a depilação

Imagem ilustrativa: Getty Images

"Fazer sauna antes de se depilar torna este procedimento mais confortável, tolerável e menos agressivo", afirma a dermatologista Juliana Chaib Ferreira Jorge.

Isto porque, segundo a especialista, o calor da sauna dilata os poros, facilitando a retirada de pelos.
 
 
5

Hidrata o cabelo

Imagem ilustrativa: Getty Images

O vapor da sauna em ação com máscaras de tratamento capilar funciona como um potencializador térmico
, explica a dermatologista Marcia Linhares.

"O calor dilata as escamas e abre as cutículas que formam os fios, ajudando na penetração do produto e facilitando a absorção do mesmo. O ideal é que antes da aplicação de uma máscara capilar, os cabelos estejam lavados com xampú para retirar as impurezas, e depois da máscara recomenda-se a aplicação de condicionador, pois este é que vai selar a cutícula do fio e evitar que os nutrientes repostos sejam perdidos", ensina a especialista.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário